O que é paralisia do sono?

paralisia do sono

Paralisia do Sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.

Com freqüência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio à objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Os sintomas da paralisia do sono incluem:

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

Fonte: wikipedia.org

82 Comentários sobre “O que é paralisia do sono?”

  1. Muito bom, vi um artigo ontem, no Linklog mesmo, sobre o assunto Sono, essa parte me chamou a atenção… essa matéria é muito boa, já tive isso umas 2 vezes acho… rsrs … minha mãe como é um pouco antiga ainda, sempre pensou que isso era fantasmas ou algo do tipo… eu como nunca acreditei nisso, sempre tentava falar alguma solução para o caso… como era leigo no assunto, eu tentava explicar que poderia ser só um estágio depois do sono, quando agente acorda muito rápido, ou algo similar, onde o corpo não tinha reagido ainda. Quase acertei… ! XD

    Boa matéria!

  2. Isso já aconteceu comigo também, é uma sensação muito estranha não tem como explicar, pois quanto mais você tenta se mexer menos você consegue, aí vai dando aquela agonia, mas aí é só esperar que passa.

  3. de vez em quando isso acontece comigo pelo menos eu sinto tb falta de ar

  4. Acontecia muito comigo quando eu era (mais) criança. Acredito que a última vez que aconteceu eu tinha uns 12 anos de idade. Eu lembro que acordei, a luz tava acesa, meu irmão viu que meus olhos abriram e eu tentei falar com ele mas a voz não saía. Só fui conseguir me mexer uns 3 minutos depois e contei tudo pra ele.

  5. Isso acontece de vez em quando comigo. Eu consigo sair da paralisia começando a mexer os dedos dos pés. Não sei porque, mas é a única parte que não fica paralisada (além dos olhos). Vai ver porque o cérebro não ache que eu vou ter alguma lesão movimentando-as. Daí eu vou começando a mexer o pé, depois a perna e depois o resto do corpo, saindo da paralisia.
    Fica aí uma dica se depararem com essa situação ;)

  6. Cara, que bom saber que isso não acontece somente comigo, é realmente uma sensação estranha.

  7. Isso é assustador, aconteceu várias vezes comigo. medo. muito medo

  8. mario casprechem on August 7th, 2009 at 11:04

    para quem ja passou por isso é uma experiencia inesquecivel, é horrivel,para mim é um caso de doença pois ja passei por periodos da minha vida em que isso ocorreu todas as noites em que dormi e varias vezes durante o sono e as vezes ate acordado mesmo na minha infancia era constante, algumas pessoas tratam isso como viagem astral, tambem pensava assim,mas logo percebi que era uma doença mesmo,pois nao passa de uma pura criatividade do seu cerebro durante essa fase do sono,as vezes voce se sente que realmente esta acordado e andando em um local e isso tudo é muito realista,so percebe que é um sonho quando ve que muitas coisas sao fora do comum,e se voce percebe que esta dormindo ai entao vem os pesadelos e nao sao simples pesadelos pra dizer a verdade em alguns deles é preferivel a “morte” de ter que passar por isso.Se sentir que esta acordado tambem e ver as coisas acontecerem ao seu redor sem poder mover um dedo é uma das piores experiencias que existe sem falar dos pesadelos que se seguem, so existe um jeito de sair desse transe,é se movendo uma parte do seu corpo ou alguem mexendo com voce,mas tem um problema a propria paralisia do sono se adapta e engana voce a todo momento como se fosse um ente com inteligencia propria tentando te enganar a todo momento para tentar se manter ativo havera momentos em que nem se movendo nao resolvera mais a situaçao,havera momentos em que voce estara ao lado de uma pessoa pedindo ajuda e a pessoa na o te ajuda na verdade nao passa de mera alucinaçao.SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR A ME LIVRAR DESSE PROBLEMA FICARIA MUITO GRATO POIS JA TENTEI CONSULTA COM UM PSIQUIATRA E ELE NAO PODE ME AJUDAR COM ISSO NINGUEM SABE COMO É TER QUE DORMIR SABENDO QUE VAI PASSAR POR UMA TORTURA TERRIVEL QUANDO PEGAR NO SONO.AGRADEÇO SE ME AJUDAREM

  9. Isso me acontece quase todos os dias, mais especificamente de Segunda a Sexta… quando acordo e sei que tenho que ir trabalhar, fico paralisado… e sempre chego atrasdo no trabalho.. uma ótima desculpa para dar para meu chefe: “Chefe..me atrasei porque tive paralisia no sono”…hauhauhauhau

  10. eu sofro de desvio no septo nasal, tenho que fazer cirurgia mas tenho receio em relação ao risco-benefício. Com certa frequencia tenho esse problema.

  11. Infelizmente eu faço parte da populaçao que sofre desse mal. Em sua maioria acontecem qnd vow durmir muito cansado ou qnd antes de durmir resolvo me alimentar de derivados do leite. Muitos acreditam que a paralisia acontece pois uma grande quantidade de sangue que deveria se localizar no cérebro, é desviada para o estomago com o objetivo de ajudar na digestão.

  12. Marco A Q Teixeira on August 8th, 2009 at 17:09

    Acontecia comigo, na infância e adolescência, com muita frequência e repentinamente parou, aos 20 anos mais ou menos, acontecendo com pouquíssima frequência e intensidade nos anos subsequentes… Às vezes era agradável, às vezes assustador.
    Realmente vem acompanhada de alucinações visuais (principalmente com os olhos fechados, elas se tornavam vívidas e coloridas) e auditivas. Às vezes me sentia observado.
    Eu conseguia induzir com movimentos repetitivos dos dedos do pé.
    A sensação que sentia era de “uma tv fora do ar” dentro de minha cabeça.
    Experiências extra-corpóreas eram raras mas aconteciam, em escala de centímetros, mas eram tão realísticas, que de alguma maneira, acho que eram verdadeiras. Algo como mover o braço ou o torso “fora do corpo”, quando fazia esforço para me mexer tentando interromper o estado em que me encontrava.
    Nunca soube o que era na verdade, e agradeço à matéria por esclarecer.

  13. Marcus Vinícius on August 13th, 2009 at 22:16

    Bem, isso acontece frequentemente comigo a 6 anos, começou com pequenas paralisias, depois veio as coisas estranhas ao meu redor, é algo muito ruim, pois quando estava com uma ex namorada a vi fazendo coisas que eu ao mesmo tempo estava “dormindo”, relatei tudo que ela estava fazendo e ela confirmou assustada. Depois veio os vultos e aparições. Minha mãe ficava assustada, pois eu me desesperava vendo aquilo me olhando, vindo para cima de mim como se quisesse me matar e eu não poder fazer nada. Agora não depois desses anos venho tendo pouco, mais percebe pq as vezes tenho. Não penso em muitas coisas antes de dorme como antes, tento não me estressar entes de dorme nem cochilar pois até um simples cochilo no trabalho eu já tinha. Bem já tive até dentro de um ônibus, incrível eu sei. Mais espero um dia não ter mais isso.

  14. Realmente, isso acontece comigo faz um tempo já
    a primeira vez já foi sinistra…eu estava na cama com uma prima minha, estava acordado, via ela do meu lado, mas não conseguia me mover,movia apenas os olhos…depois vi uma coisa estranha, parecia ser um ET algo fora do normal mesmo, um homem com o rosto todo desfigurado, que me pegou pelo pescoço, e começou a me inforcar eu tava sentindo falta de ar já, tentava pedir ajuda a minha prima, mas a voz não saia, uma sensação horrivel!meu corpo todo preso…não movia um dedo se quer, depois de muito esforço, consegui movimentar os braços, mas o resto do corpo continuava imobilisado! ouvia aquele ser dizendo uma coisas estranhas, que eu não conseguia entender, mas era tudo muito real, afinal eu estava conciente, vendo tudo ao meu redor, mas ao mesmo tempo sei lá
    até ontem eu não sabia eXplicar, pensava que era apenas um pesadelo…
    mas era muito frequente, aocntece mais quando durmo de barriga para cima, quando cochilo…coisas assim!!
    EU TBM PESSO AJUDA…COMO UM AMIGO AI DISSE
    EM ALGUNS MOMENTOS É PREFERIVEL A MORTE DOQUE DORMIR SABENDO QUE VOU PASSAR POR UMA SÉRIE DE TORTURAS!
    quando era mais novo eu tinha medo de dormir!
    Pois tudo isso e muito real, assustador mesmo!
    eu ja cheguei a achar que estava ficando maluco, pois não sabia se era pesadelos ou estava acordado!!
    Mas foi bom saber que não sou o unico e que isso não é tão raro!
    Só me falta uma solução…

  15. mario casprechem on August 19th, 2009 at 11:10

    Eu penso que esse é o preço que temos que pagar por termos a estrutura mais complexa que existe no universo que conhecemos, as pessoas nao dao conta no seu dia a dia de como o cerebro humano é poderoso,algo tao complexo so poderia tambem ter problemas diversos proporcionais em sua complexidade, duvido que nao haja um ser humano na terra que tenha um cerebro perfeito e equilibrado todos tem defeitos, alias esses erros todos juntados é que formaram o ser humano, que de tantos erros que cometeu no passado é o que é hoje em dia um misto de monstro e medico ao mesmo tempo somos a unica criatura que temos a consciencia do que é a morte(coisa horrivel esta) a mente humana é a caixa de pandora quando aberta libera coisas maravilhosas mas la no fundo se escondem coisas muito obscuras que se escondem no inconciente e que geralmente vem em forma de sonhos que a maioria sao horriveis coisas que queremos negar que somos é la que aparecem.

  16. Isso também acontece muito comigo. Aliás, aconteceu esta noite e foi por isso que eu procurei o tema.
    Eu acredito muito em fantasmas, por isso não sei se será apenas um disturbio de sono.
    Eu estou a dormir muito bem e de repente sinto que sou esmagada e que me agarram os braços. Então acordo em pânico mas não consigo gritar nem sequer controlar o meu corpo, fico simplesmente paralisada. Só consigo mexer os dedos das mãos, devagar e então recuperar o resto do movimento no corpo.

  17. Meu relato é BEM parecido com o de voces.Quando tenho esses sintomas, tenho a consciencia que estou dormindo, tento me mexer e não consigo, às vezes de tanto fazer força para me “soltar” termino conseguindo, mas é assustador, mesmo! Então descobri, por mim mesmo, uma maneira de sair desse transe ou torpor: Começo a gemer alto (já que não posso falar) e minha esposa me acorda ou meus filhos, me sacudindo. Já fiz eletroencefalograma e não deu nada de anormal.

  18. Já aconteceu comigo umas 3 vezes, achei que eu tava morrendo, mas nunca mais deu algum sintoma em mim.
    É meio assustador.
    Té mais

  19. Tenho 33 anos e só fui ter isso depois dos 27. Não é tão frequente mas essa semana mesmo tive um. Simplesmente não consigo respirar ou gritar. A sensação é realmente de alguém me sufocando: horrível. Como estava com muitos problemas pessoais nas primeiras vezes que aconteceram sempre associei a espíritos do mal. Mas hoje procurei sobre o assunto e juro que nunca tinha ouvido falar sobre Paralisia do Sono. Estou impressionada com a quantidade de pessoas que tiveram a mesma experiência e todas elas iguais. Começo a acreditar que realmente se trata de algo comum,do organismo, como uma câimbra que acontece de vez em quando. Se acontecer novamente tentarei observar o fenômeno com outros olhos.

  20. Eu tive isso ontem logo antes de dormir, fiquei curioso pra saber o que era e hoje achei esse blog. Tinha sido um dia bem cansativo, eu tinha acordado bem cedo porque tive prova de Medicina Forense na faculdade, o que já perturba um pouco a mente de qualquer um que não é muito acostumado a ver certas imagens. Já tinha dado uma cochilada algumas horas antes de deitar para dormir, mas mesmo assim ainda estava bem esgotado.
    Bom, ao deitar para dormir, eu deixei o timer da TV para desligar após 30 minutos, demorei pra começar a pegar no sono (costumo dormir de barriga pra cima, pra evitar dores nas costas) e quando estava quase chegando lá a TV desligou. No mesmo momento eu fui tomado por uma inexplicável e apavorante sensação de medo sem nenhum motivo, que em seguida se transformou numa sensação de perseguição (escutei uns sons estranhos e senti um formigamento na cabeça), como se tivesse alguém abrindo uma porta e andando no corredor na direção do meu quarto. Aí, para minha surpresa, ao tentar alcançar o controle remoto da TV cadê que eu consigo me mexer?????? “Puta que pariu, q porra é essa”, pensei comigo, nem gritar pra minha mãe eu conseguia. Logo em seguida eu fiquei mais calmo e lembrei desse distúrbio de ficar paralisado, mas antes de dormir nunca tinha acontecido comigo, e que pelo visto é muito pior do que ao acordar. Depois fiquei em dúvida se os sons que eu tinha escutado eram reais ou alucinação minha (eu não uso drogas nem tomo qualquer remédio), e uns 15 segundos depois retomei os movimentos. Liguei a TV novamente e deixei pra desligar em 1 hora dessa vez, tentei dormir e por algumas vezes escutei os sons estranhos de novo, aí eu me mexia rapidamente pra evitar aquela experiência horrível novamente, e nessa brincadeira levei uns 20 minutos até conseguir dormir (dessa vez de bruços). Mesmo sendo um cético, confesso que naquela hora cheguei a desconfiar de espíritos, fantasmas ou algo do gênero, mas logo tirei isso da cabeça. Graças a deus não vi imagens durante a alucinação, aí que eu não iria dormir mesmo… Abraços galera, é muito bom compartilhar isso, saber que não é só eu… hehehehe

    PQP… olha que furo!! agora mesmo enquanto eu estava digitando, eu escutei a minha mãe no telefone comentando com outra pessoa a mesma coisa!!!!!!!!!!!!!! aconteceu com ela também, exatamente do mesmo jeito, no mesmo dia e em horário próximo!!! Kralho, agora eu to muito confuso mesmo…. é coencidencia demais pra ter uma explicação científica. Daqui a pouco vou conversar com ela, quando terminar a ligação. Porra, como dizia o shakspeare lá… “há mais coisas entre o céu e a terra do que supões vossa vã filosofia”… q q é isso?!! Se alguém puder dar uma explicação por favor me fale.

    (PS.: ela disse que estava pensando na minha avó, já falecida, antes de acontecer com ela)

  21. isso acontece comigo frequentemente as pessoas mais velhas dizem que isso se chama pesadela e no feminino msm ai dizem que e uma mulher que se senta nas costas da gente isso acontece com que dorme de bruços tai meu depoimento eu quero saber ok a gente faz pra isso acabar pois e uma sensação muito ruim…xau

  22. Bom, esta coisa ocorre comigo desde meu 8 anos – pelo que me lembro. Como todos dizem realmente é HORRÍVEL, acredito que nem para meu inimigo número um desejo isto.

    Como sou de uma família cristã protestante cri em meus primeiros anos em que isto começou a acontecer que se tratava de demônios. Era simples: eu dormia, depois de horas de sono simplesmente acordava, mas não me mexia além de sentir alguém me sufocar. Alguém – vai saber quem! – me enforcava literalmente, e eu pensava que realmente eu ia morrer.

    Depois de uns anos a respiração passava a ficar fraca, mas nada de alguém me enforcar – ufa! -, era como se a cada segundo a capacidade d’eu controlar o ato de respirar fosse ficando mais fraca, porém normalmente antes d’eu perder o controle geral conseguia acordar. Graças a Deus!

    Teve uma certa vez que eu dormir e isto ocorreu, já nem me preocupava direito, bastava eu orar pedindo a Jesus Cristo socorro que logo acabava. Normalmente era só eu pedir ajuda a Ele que imediatamente o mal ia embora… Mas desta vez foi diferente. Bom, aconteceu e eu nem quis pedir ajudar a Jesus, pois se passasse de trinta segundo era muito. Mas olhem só: eu estava de nariz entupido e com a boca fechada, sem chances de abri-la.

    Que agonia! Deve que eu tinhas uns 11-12 anos. Pensei mesmo que ia morrer, foi quando lembrei de Jesus Cristo e olhem só…

    Hoje mesmo aconteceu: dua vezes! E reparei que é assim: vou dormir por volta das 23h, quando dá 6h eu acordo rapidamente como vontade de urinar. Urino e logo fico querendo dormir, mas o sono simplesmente não vem e fico querendo forçá-lo, consigo ele depois de um tempo mas…

    É tipo assim, mudou de fazes: entre os meus 8-12 só ocorria altas horas da noite, entre os meu 13-15 só se eu dormisse de tarde, entre 15-18 não me lembro de ter ocorrido isto. Agora acontece só assim: se eu acordar com vontade de urinar, ou simplesmente acordar e tentar dormir – pois continuo com sono.

    Estou lendo algumas idéias ateísta e até pensava na inexistência de Deus, hoje isto aconteceu duas vezes: na primeira quando vi que estava se intensificando deixei as idéias ateístas de lado e gritei dentro de mim fortemente o nome d’Ele e no mesmo instante saí daquela prisão.

    Mas eu não acordo com medo. Eu me entrego ao sono novamente, despreocupado se caso ocorrer novamente, normalmente ocorre assim que consigo “pegar” no sono. Deu o “trem” de novo e desta vez totalmente despreocupado deixei e nem quis saber de Jesus Cristo propositalmente, achava que acabaria logo e que esta coisa de Deus são estórias…

    Conclusão: fiquei neste estado uns 2 minutos e tive sérios problemas para respirar. Saí sem pedir a ajuda de Deus, mas nunca houve como tal… daí agora estou super preocupado e joguei no Pai Google em busca de ajuda e encontrei neste Blog além da resposta científica os depoimentos de muitos como eu que não sabe mais o que fazer.

    Realmente há algumas alucinações. Certa vez quando ocorreu isto tentei pedi ajudar, eu estava na cama e meu pai no tapete logo ao meu lado vendo um filme qualquer. De tanto tentar balançar meu corpo caí em cima dele e me senti aliviado, mas logo percebi que eu ainda me encontrava naquela estranha situação. Há ocorrências em que consigo mexer minhas pernas e braços, mas não passa de um tipo de imaginação super realista…

    Aqui em casa eu sou o mais que tenho isto. Depois vem minha mãe(várias vezes), minha irmã (só 3 vezes), meu irmão (só 1 vez) e por fim meu pai (nenhuma ocorrência).

    Acho que se tiver o mundo espiritual maligno envolvido nisto, Deus sempre teve muita misericórdia de mim e se for só problemas do organismo mesmo penso ainda mais que Ele a mim ajuda, pois realmente me ama. Independentemente penso que é muito estranho e anormal para ser só natural, as vezes penso que o maligno está nisso, afinal apavorar dever ser seu lema.

    Espero que não se repita comigo e nem contigo se for o caso.

    Um Abraço!!!

  23. mario casprechem on October 9th, 2009 at 20:58

    Tonisley eu tambem pedia ajuda ao pai e no começo dava certo mas com o tempo perdeu o efeito como tudo o que voce tenta no começo da certo mas com o passar nessa doença as coisa deixam de funcionar, nem se mexendo nem pedindo a Deus nem tomando medicamentos nada adianta essa doença se adapta a cada situaçao, bem pelo menos para mim é assim, a unica soluçao que estou encontrando agora é viver a vida de forma equilibrada nao ter inimizades preocupaçoes ter passa tempos e uma vida regrada uma vida bem positiva isso sim tem me ajudado bastante

  24. Se adapta a cada situação? Puxa!!! Teu caso é grave mesmo… Pelo menos vc descobriu que isto se deve a má qualidade de vida e digo isto em todos os sentidos. Eu, desde mais novo tive dificuldades com o sono, principalmente quando se tratava de dormir e ainda hoje não é diferente, penso que nunca durmo o suficiente…

    Mas o teu caso é diferente, vc disse que a princípio quando vc pedia ajuda ao Pai “era batata” e agora é diferente… Muitos fanáticos diriam que vc pecou ou que vc não faz por onde. Bom se isto for o caso não era para Ele me escutar nunca, pois além de adquiri ideais ateístas também já blasfemei de Seu nome, sendo que agora estou fora da Igreja pecando “pra de-déu” !!!

    O que posso te dizer senão esperança? Desde a última vez em que isto ocorreu comigo por duas vezes consecutivas senti um grande medo – principalmente na hora de dormir – e pedi a Deus esperança para que não ocorresse de novo e se em caso de ocorrência repetitiva que Ele me ajudasse…

    Mas também com minhas pesquisas feitas no Pai Google descobri que não há nada a temer quando isto acontece, pois é benigno e passa. Se caso ocorrer com vc novamente basta “esfriar a cabeça” e se concentrar para que não se desespere pois realmente passa.

    Nós humanos tão inferiores a algumas coisas deste mundo devemos dominar os nossos sentimentos e um destes sentimentos se chama “medo”.

    Não sei se já aconteceu com vc, no entanto em outras vezes que este “mal” me visitou durante ele eu me sentia bem e tinha a impressão de que se eu quisesse poderia dormir durante a paralisação. Mas como que o medo era enorme eu desistia da idéia e desesperadamente tentava “sair” deste estágio.

    Mas vou tentar fazer como vc: viver a vida de forma equilibrada…

    Um Abraço!!!

  25. Ita. 19 de outubro 2009.

    Quando criança as vezes tinha esse tipo de pesadelo, mas agora depois dos 30 vivo passando este terror, inclusive este mês já tive duas vezes, em um desses ataques noturnos minha irmã me acordou eu estava balbuciando(no pesadelo eu gritava), só os meus olhos se mexiam, meu coração estava a mil por horas, eu estava pálida com os lábis roxo, acho que se ela não tivesse me acordado eu não estaria aqui para contar.
    Eu espero que seja a ultima vez.

  26. mario casprechem on October 19th, 2009 at 23:07

    Realmente Tonislei não é sempre de todo o mal, isto ja me trouxe tambem experiencias maravilhosas quando acreditava nas tais viagens astrais, pois visitava os locais mais inusitados e mundos mais maravilhosos ,ha ate pessoas que segundo pesquisas sao tocadas pelo mesmo fenomeno acham que estao tendo algum encontro divino(acho tambem que isto ocorra de fato mesmo e nao estou tentando ironizar).ate penso que isso deve ser parecido com o mesmo sentimento de quem toma a droga lsd pelo que ouço falar dela, é uma faca de dois gumes o sentimento de voce se sentir preso nesse pesadelo é o que muitas vezes traz aquelas experiencias horriveis,esta semana tive uma crise de quatro deles seguidos pedia por socorro e minha esposa nao escutava a unica coisa que percebia é que estava caindo um temporal,a cada vez que me acordava nao conseguia manter minha lucidez e acabava caindo de volta nele foi horrivel.ja tenho este problema desde que nasci gostaria muito se alguem pudesse me ajudar de uma forma definitiva pois é como um torturador da idade media a torturar sua vitima para o resto dos seus dias,tambem tenho medo de agora conseguir resistir e quando ficar velho e nao tiver mais forças para resistir o que sera de mim.PEÇO A TODOS QUE OREM POR MIM.

  27. Mário, a paralisia do sono é tão comum quanto o sol forte do meio dia, pelo menos nisto já nos sentimos mais animados para uma possível cura só de saber que não é nada exclusivamente nosso.

    Sei que é difícil manter a calma durante este período pois REALMENTE É HORRÍVEL, mas de fato não temos opções: ou seguimos a ordem natural que se estabelece ou nos desesperamos acabando por adicionar mais uma transtorno em nossas vidas.

    Paralisia do Sono tem tratamento sim e em certos casos há a necessidade de remédios, tentei achar no Pai Google se há algum médico especifico para tal “mal”, porém a única coisa que consegui concluir é que em casos de pessoas que tem problemas emocionais o psicólogo é quem se encarrega de providenciar medicação e tratamento, como muito de nós alega não ter estes problemas o caso a ser indicado é de procurar um especialista na área de Neurologista, pois dentro desta ciência há quem é responsável pelo sono e seus afins.

    Isto é, se alguém sentir que isto é um verdadeiro inferno e que já não aguenta mais vivê-lo tá na hora de procura os “santos” médicos da nossa vida, afinal Deus deixou a medicina, não foi?

    E mais uma vez com a ajuda do Pai Google encontrei uns artigos bastante informativo sobre o assunto, vai aí os link’s:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090709144848AA4iP6l

    http://www.str.com.br/Str/limite.htm

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090116184536AAQNEzB

    Estarei orando por todos que sofrem deste mal.

    Um Abraço!!!

  28. mario casprechem on October 22nd, 2009 at 20:40

    Tonisley muito obrigado pela sua força,eu me informarei com os endereços que voce me passou,mas sabe Tonisley tambem sofro de transtorno bipolar e falo muito dessa doença para meu psiquiatra(PARALISIA DO SONO)ele simplesmente me ignora nao me da atençao e nenhum medicamento e para mim este é o maior mal que eu passo é o que mais me causa sofrimento.espero que um dia ele entenda isso.um abraço a voce em especial Tonislei e a todos que participarem deste forum.

  29. Muito boa essa matéria! Eu estava assustada com isso que acontecia comigo…achava que poderia ser alguma coisa relacionada à espírito, sei lá!!! A sensação é HORRÍVEL, como todos já disseram, é uma sensação que eu não desejo à ninguém…desesperadora! Acontece exporadicamente comigo e é péssimo. Fiquei feliz em encontrar essa matéria que esclareceu as minhas dúvidas.
    Obrigada!
    Abraços

  30. isto muitas vzs me aconteceu.Chegaram a me dizer que tem alg com espiritismo,sei lá.Uma coisa notei: das vzs que me aconteceu, eu estava muito cansado, sono muito forte, além d normal, talvez esteja aí a respsta.Tb quando deitams demasiadamente preocupados e perdemos alguns minutos ou horas pensando frete demais em nssos problemas, tb pode ser a causa.A única ou únicas soluções que encontrei, foi pedir a alguém que me acordasse ao menor sinal diferente que acontecesse comigo, e, tb tento de todas as forças a mxer minha cabeça,daí acordo.Acredito que em uma dessas coisas de que falei, está início do estudo de alguém que tenta resolver este problema.

  31. mario casprechem on October 30th, 2009 at 22:46

    Essa noite me aconteceu algo hilario,eu trabalho numa penitenciaria a noite e como todo mundo chega uma hora que se pega no sono,e essa hora chegou,esse maldito pesadelo me atacou e eu fiquei uns dez minutos pedindo socorro tendo a alucinaçao que estava em casa ai vieram algumas pessoas que escutaram o barulho e me pegaram dormindo pedidindo socorro,que vergonha meu Deus!!!! eles pensaram que a penitenciaria estava sendo invadida e quando me viram cairam na gargalhada. Outra situaçao semelhante ocorreu ha alguns anos atras, Eu sendo policial militar e apos ter passado a noite toda trabalhando acordado viajei para minha cidade natal quando peguei um sono leve e cai nesse pesadelo e do mesmo jeito pedi socorro e ninguem fez nada o onibus estava cheio, se eu morresse ali ninguem dava a minima

  32. Mário casprechem mude de psiquiatra o mais rápido possível. Em toda profissão há os bons e os maus profissionais, e médico que ignora os sintomas descritos pelo paciente deveria rasgar o diploma.

  33. Ontem e anteontem tirei um cochilo na casa da minha mãe e foi batata, tive a atonia REM novamente. Por mais que digam que se continuar dormindo naturalmente posso viver o tal do sonho lúcido e realizar todos os meus desejos idílicos, o pavor é tão grande no momento que tudo que quero é acordar. E não podemos confundir a viagem astral com a paralisia do sono, porque na viagem astral o espírito sai do corpo e você se vê de fora dele (o corpo). Na paralisia, você não sai do corpo, continua observado tudo do ponto de vista de quem está deitado. É assim que me sempre fico e não consigo mexer nada, nem os dedos dos pés. Somente os olhos ficam se mexendo como no estado REM (Movimento Rápido dos Olhos). Outra coisa, a sensação de cair da cama, como se um buraco se abrisse bem no meio dela, e a sensação de flutuar acima do corpo indica um possível início de projeção astral. Imaginando que a pessoa está deitada de barriga para cima, por exemplo, no primeiro caso o espírito tenta sair pelas costas. No segundo caso, o espírito tenta sair pela frente.

  34. io solo conde terra nova.

  35. eu ja tive isso é realmente horrivel , eu tenho treze anos eu tive isso em 2009 e eu não consiguia mexer nada nem abriir os olhos totalmente apenas mexer um pouquinho os meus olhos e eu continuei a dormir e eu sonhei e ainda por dima tve pesadelos , e como se vc relamente tivesse vivendo o sonho e fodaa :p , boom isso foi em 2009 e eu estou comentando em 2010 mais tudo bem alguem vai ver isso OIAOIEOIOEIOIE ‘
    bj tchau *–*

  36. Charlotte Paspartu on January 22nd, 2010 at 15:43

    Nossa.. nunca pensei que tanta gente passasse por esse tipo de situação…

    De uns anos para cá
    tenho passado por essa experiência pelos menos 1 vez a cada 3 meses.

    Mas a primeira vez foi inesquecivel..

    lembro de nesse dia abrir meus olhos num relance..
    eu estava totalmente acordada, tudo normal
    e, aparentemente, igual a todos os dias..
    era cedo.. tudo muito quieto
    e todos no quarto dormindo (durmo com meus irmãos mais novos)
    os primeiros raios de sol iluminando o quarto
    e pensei em ir ao banheiro…

    mas eu não fui a lugar nenhum.

    me dei conta de que alguma coisa não estava bem..
    eu queria levantar.. mas não saia da posição em que estava.
    Quando tomei consciência da minha imobilidade fiquei desesperada..
    a todo custo eu tentava me levantar,
    deitada com o corpo meio de lado.. eu podia ver meu corpo..
    via minhas mãos.. meus braços.. meus pés.

    dentro daquele terror..
    eu pensei: “meu Deus, o que é isso?… o que tá acontecendo? eu morri,
    eu to passando mal? to em coma?.. o que tá acontecendo”
    e tentei gritar..
    tentei tentei.. no desespero começei a sentir falta de ar..
    parecia que a minha matéria física estava morta..
    e que meu espirito estava vivo, preso dentro da carne..
    como se fosse um casulo.. algo doido assim.

    em determinado momento..
    virei minha visão para o lado que eu, racionalmente sabia,
    que paralisada seria impossivel..
    vi as paredes do quarto.. a porta do banheiro..
    tudo normal…
    o que me fez, naquele momento,
    ter certeza de que eu estava morta ou coisa assim.

    minha visão retomou o lugar de origem
    e passei a ver meu corpo inerte de novo..
    achando que já não tinha mais solução para mim e que
    eu era agora só um espirito que estava se desprendendo do corpo morto
    minha respiração começou a piorar.. meu peito começou a dor
    e eu me lembro de sentir muita vontade de chorar e gritar..
    quando o horror e o peso no peito pareceram
    atingir o nível máximo.. senti tudo normal..
    e eu mexi meus braços.

    eu estava bem.

    durante todos aqueles dias tentei pensar em alguma explicação plausível
    para aquilo que eu tinha vivido..
    até em ataque epilético* eu pensei.

    não disse nada para a mamãe.. não até que aconteceu mais uma vez
    e como eu tive medo fui atrás da única pessoa que eu confio mais que tudo.
    e ela me disse da Paralisia do Sono..
    que ela mesma já tinha tido e que era muito comum de acontecer..
    que eu não ficasse com medo e naquele dia não pensasse mais nisso.

    virou algo rotineiro…
    acontece, começa e acaba.
    Nunca consegui fazer proezas nesses momentos de PdS..
    o mais fantástico que já fiz foi ter olhado o meu quarto todo
    como se estivesse mexendo normalmente a cabeça.

    mas é intrigante.

    *Existem tipos diferentes de ataques epiléticos
    o que me refiro aqui.. é o chamado “pequeno mal”:

    enquanto conversa, vê tv, joga bola, trabalha..
    a pessoa que sofre da doença “desliga”
    mas continua de olhos abertos..
    se estiver dormindo.. ela abre os olhos..

    exatamente como acontece no PdS

    a diferença é que a pessoa que passa pelo pequeno mal
    quando “retorna”
    geralmente não se lembra de nada
    além de uma sensação de que algo lhe apertava o peito..
    como se alguém estive sentado sobre ele.

    ** Hoje em dia
    tenho ciência de que tive
    muitos episódios de PdS durante a minha infância..
    conversando com a mamãe
    fiquei sabendo que nessa época eu dizia ver
    peixes voando dentro do quarto (?!)..

  37. Pessoal, façam um curso com o Wagner Borges. Charlotte, isso foi uma projeção astral! Isso é fantástico! xD

  38. Vejo que ñ sou o único, mas, isso acontece todos os dias, se vou dormir posso sentir, se acordo fico com sonolencia depois sinto, ou seja, sinto com frequencia.

  39. FrancisChristian on March 31st, 2010 at 23:26

    Olá,

    Bom eu tenho isso todos os dias….fiquei umas 3 semanas sem ter nada, e agora voltou novamente….
    Peço a gentileza, se existe um tratamento ou algo que possa resolver o meu problema…!
    Creio eu pelo que lí possa ser isso…!!
    Já se faz 1 ano que estou com isso…!!
    Desde já grato….!!

  40. Tenho isso faz um bom tempo, realmente é desesperador…
    Ate agora a pouco não sabia do que se tratava… Apesar de saber que não era normal.. “Ate pra explicar p/ outros é complicado…” Qnd tenho paralisia consigo deixar os olhos meio-aberto e mover a língua… sempre tento colocar a língua entre os dentes com intenção de morde-la (apesar de não conseguir abrir o maxilar consigo fazer pressão dos meus dentes, e qnd consigo colocar a lingua entre os dentes causo um pouco de dor… isso funciona pra acordar de vez meu corpo. Queria saber mais sobre o assunto.

  41. Uma certa época da minha vida eu tive medo de dormir no período da tarde, pois era quando acontecia…
    Agora percebo quando vai acontecer, pois ouço um barulho antes (ex: hommmmmm)em meio a uma claridade intensa. Em seguida, sinto como se estivesse saindo do corpo… sinto medo… aí percebo que não tenho domínio sobre o meu corpo, mas consigo ver e ouvir tudo o que acontece em minha volta. Sei que posso sair e ir para qualquer lugar, mas tenho medo de afastar do meu corpo e não conseguir voltar. Tenho total domínio dos meus pensamentos e conciência. Decido então permanecer ali, tentando voltar, ou seja, movimentar o corpo…sem conseguir. Quando tento levantar o braço, percebo que consigo levantar um braço espiritual, pois meu corpo permanece imóvel. Procuro manter-me tranquila…em meio ao desespero. Começo então a cantar uma música que aprendi na igreja quando criança e a orar a Deus… tudo em pensamento. Aí consigo voltar… ou seja… me mexer.

  42. Já tenho esse distúrbio a ums três anos. Normalmente durmo naturalmente e nem lembro dos sonhos normais de manhã. Quando ataca é em algumas madrugadas ou quando durmo de tarde. Já senti arranhamentos, mordidas, calores em todo o corpo, vozes indecifráveis e ameaças maléficas. , sombras, caras etc. Certas vezes eu me via andando naturalmente em casa como se já tivesse acordado e levantado, quando subitamente cai a ficha e a alma volta pro corpo, a sensação é de um medo sobrenatural, já senti muitas presenças desoladoras e sinistras nos quartos em que dormi. Independente da casa, ou da cama, pode atacar. Devemos orar para as almas dos esquecidos e espíritos perturbadores pra q encontrem paz e não atormentem os vivos que dormem. Outra coisa intrigante, n~sei se ja sentiram: vc após a paralisia volta a dormir e vive o futuro de algumas horas seguintes. Ex: num sonho quase real vc vê o q esta acontecendo no dia, acordou, viu TV, seus pais chegaram, vc sai na rua. Depois acorda totalmente confuso e percebe na realidade q nada aconteceu ainda.. dakela maneira

  43. Aconteceu comigo, tava consciente, sabia de tudo, mas nao consigui acordar, ai eu pensei. Nossa meu deus, que triste eu estou morrendo rsrs.. era leigo, depois fui pesquisar na net e vi que isso acontece mesmo, Quero ter denovo aiauhauaia mt bom, quero sempre mais, mas infelizmente só aconteceu uma vez comigo, tinha a sensaçao que eu gritava mt alto, depois perguntei pra minha mae se ela ouviu algo, na verdade a voz nao saia, fazia mt força mesmo, que loko, uma experiencia que quero ter novamente. abraçaum galera

  44. Isto já aconteceu comigo algumas vezes e realmente é muito horrível. Um vez acordei e não sentia mais meu corpo, então começou a me dar um pavor muito grande e tentei gritar, só que eu não conseguia. Minha voz não saía de jeito nenhum, nem a boca eu conseguia abrir. Era um medo muito grande, como se tivesse algo ou alguém no quarto, mas eu não conseguia nem mexer os olhos. Entrei em um pânico tão grande que não conseguia mais ficar nem de olhos abertos. Fechei os olhos e comecei a rezar, pedindo pra Deus tirar aquela coisa, ou o que quer que fosse de perto de mim. Aí aos poucos o medo foi passando. No outro dia contei pra várias pessoas, algumas acharam que não tinha passado de um pesadelo, outras disseram que eram espíritos malignos. Pesadelo tenho certeza que não foi, pois eu estava acordada e consciente.
    Outra vez acordei e olhei pra parede do meu quarto e enxerguei a imagem de um santo. Teve uma outra vez que vi um gambá na janela do meu quarto, outras vezes vi pessoas, senti a presença de alguém e ouvi barulhos estranhos. Depois que comecei a passar por isso não consigo mais dormir de luz apagada de jeito nenhum. Eu relatava as coisas que via para meus pais e minha mãe começou a achar que eu estava ficando louca, ou que eram coisas de “outro mundo”.
    Nunca tinha ouvido falar de Paralisia do Sono e fiquei bastante interessada em saber a respeito e que existem outras pessoas que também sofrem com esse mal.

  45. É HORRÍVEL SENTIR ISSO. PASSEI POR ISSO POR VÁRIOS ANOS…….

  46. Olá,
    No momento acabou de me acontecer isso. Já vem acontecendo há alguns dias e tem sido terrível.
    Eu sofro de síndrome do pânico, mas ando relaxada com o tratamento. Parei de tomar os remédios por conta própria e ainda não tive tempo de começar uma terapia.
    Normalmente sofro de problemas para dormir, sempre sinto um medo terrível do que pode me acontecer quando não controlo meu corpo e mente (como em situações de anestesia, etc..) Agora com esses episódios de paralisia do sono tudo se agravou. São 5:15, como ontem tive um episódio demorei até as 4h para conseguir dormir, com medo que tivesse novamente. Vencida pelo sono dormi e tive novamente. Foi a mesma coisa, tento acordar e não consigo, quando acho que finalmente consegui e estou pedindo ajuda para minha mãe percebo que não acordei realmente e daí inicio um processo de alguns segundos até conseguir recuperar os movimentos. Algumas vezes a sensação de que consegui acordar mas na realidade não acontece várias vezes antes de eu despertar de fato.
    Acho que pedirei uma consulta ainda essa semana com minha psiquiatra, a situação está terrível.
    O medo que sinto se agrava muito com minha sindrome do pânico.
    Talvez os sintomas se relacionem com stress, faço duas faculdades e estou em época de provas. O que torna o fato de não estar dormindo ainda mais preocupante pra mim.

  47. É horrivel ter essa sensação de não poder se mexer parece que vou morrer, mas eu fico falando para mim calma isso logo vai passar, eu tenho ate medo de voltar a dormir. Será que isso perigoso.
    Hoje pela manhã me deu a paralisia é horrível, não da vontade de voltar dormir.

  48. CHEGUEI A MUDAR DE CASA A 1 VEZ QUE TIVE, SENTI O COLCHÃO DA MINHA CAMA SE AFUNDANDO, E FOI COMO ALGUMA COISA ESTIVESSE ME SUFOCANDO E PRENDENDO…QUERIA, ME MEXER, GRITAR….VIA AS COISAS AO ME REDOR….E NÃO ME MOVIA, PARA MIM DUROU SÉCULOS….MAS ENFIM SAI….SEMPRE TENHO…FAZ DOIS DIAS..QUE ESTOU TENDO DIRETO….NÃO SEI O QUE FAZER É MUITO DIFICIL SUPOTAR…TENHO MEDO DE DORMIR……

  49. Antes de ver um artigo na revista INFO deste mês, nunca me preocupei em pesquisar sobre o assunto. Achava que acontecia só comigo esses “sonhos”. Desde a adolescencia que venho passando por isso. Mais frequentemente occoriam logo após o almoço, depois que chevaga da escola e ia tirar aquele cochilo no sofá. Cheguei a comentar com minha mãe, mas acabei pensando que fosse um sonho mesmo. Hoje em dia, aos 25 anos, ainda passo por isso, acho que em média 1 vez por semana. Comigo acontece como na maioria pelo visto. Percebo que estou voando pelo quarto e me vendo na cama. Logo depois, tento acordar forçando os olhos ou alguma parte do corpo, mas nada acontece. Parece que tem alguma coisa impedindo ou pesando sobre o corpo. Daí quando sei que minha namorada tinha dormido aqui em casa, tento chamar por ela, mas parece que a boca está grudada. Então como nada deu certo, resolvo sempre esperar e parece q volto ao sono normal ou acordo. É uma coisa estranha, diferente. Não chego a ter medo disso, nunca passei apuros ou que me lembre tive pesadelos logo após. Acho que até acostumei com essas noites diferentes… Mas é bom saber que não estou sozinho nesse mundo. E vou continuar pesquisando sobre o assunto.

  50. OI GENTE MINHA PARALISIA E MT ASSUSTADORA PQ EU TENHO DESVIO DE CEPTO
    E EU ACHO Q POR ISSO NAO CONSIGO RESPIRAR PQ EU SO RESPIRO PELA BOCA E QND ISSO(PARALISIA) ACONETECE MINHA BOCA FICA FEXADA E EU FICO SEM RESPIRAR E HORRIVEL AS VEZES EU FICO COM MEDO DE DURMIR PRA NAO MORRER SUFOCADO!!!EU SO FICO DE OLHO ABERTO OLHANDO PRO TETO E SENTINDO AS LAGRIMAS CAINDO PELO MEU ROSTO PQ EU CHORO MT POR FICAR SEM AR POR MT TEMPO E A PIOR COISA DO MUNDO!TO COM MT MEDO DE MORRER SUFOCADO POR CAUSA DISSO! SERA Q E POSSÍVEL??????

  51. Olá ,esse é um tema q me chama muita atenção ,pois com frequencia ,tenho esses sintomas senpre quando estou adormecendo, acordo derrepente com o coração palpitando parece q estou morrendo,comigo dura rapido 2 segundos no maximo,,, e o pior é q tenho isso algumas vzs por noite fico preocupado e com medo de adormeçer e ter isso novamente as vzs penso q estou infartando, mais quando acordo meu coração volta ao normal o q seria isso???

  52. ´po isso e chato quando era menor tipo 9 anos tive todos os dia agora voltou da novo mas eu sei o masete quando vc tiver paralesia do sono vc faz vc´para de respirar um pouco ai seu celebro vai registrar ai vc acorda isso funsiona tenta so tchau

  53. li este relato e achei maravilhoso e derepente pode ajuda-los

    Paralisia do Sono – Um mal que ainda aflige muitos Cristãos.
    “Eu hoje pela primeira vez tive das experiências mais assustadoras durante o sono da minha vida. Durante o sono, ao adormecer, sentia um formigueiro na cabeça e barriga e sentia que ia morrer. Tinha a plena consciência de tudo o que estava a minha volta e todos os sons que eu ouvia eram repetidos na minha cabeça e não me conseguia mexer.” *Retirado de um fórum na Internet.
    Você já teve alguma situação parecida ao adormecer? Sensação de paralisia; seu espírito sair do corpo; sensação de que tem alguém querendo te sufocar? Formigamento, cochilar e sentir a presença de alguém e não consegue se mexer? Então você irá ler agora um texto, que lhe ajudará a lutar contra isso.
    João 8:32
    e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

    Muitas vêzes passamos por lutas em nossa vida Cristã e começamos achar que tudo que acontece é absolutamente normal. Faz parte da vida, dizemos! No entanto em minha caminhada Cristã, tenho percebido que nem tudo é tão normal assim e que muitas vêzes Deus deixa-nos passar por alguns problemas, para encontramos a melhor solução para eles e crescermos espiritualmente.
    Há algum tempo atrás uma amiga e irmã em Cristo, evangélica há muitos anos, mulher de oração, queixou-se comigo a respeito de uma situação que a estava incomodando.
    À noite quando ia dormir, quando cochilava, numa espécie de transe espiritual algo vinha e “deitava-se” sobre ela, como se fosse uma pessoa tentava sufoca-la e pior, algumas vezes tentava ter relações sexuais com ela. Que horrível, você pode pensar! Pois é… Eu estranharia se o mesmo não estivesse acontecendo comigo de vez em quando, também a mais de 20 anos, desde que eu tinha mais ou menos uns 6 anos de idade!
    Quando ela comentou inicialmente comentei: – Isso também acontece comigo às vezes, mas acho “normal”. Acontece desde que sou criança, acredito que apenas devemos repreender, “em nome de Jesus” e depois passa. Afinal somos mulheres de oração, o inimigo não deve ficar feliz com isso!
    No entanto, esse comentário mexeu muito comigo. Comecei a pensar “Aceitei a Jesus já faz 7 anos, e porque tenho isso vai e volta em minha vida?” Isso não é normal…
    Foi então que começamos a orar para que Deus nos revelasse, o que estava acontecendo, e foi grande a nossa surpresa.
    Fiz uma pesquisa na Internet, para verificar se haviam mais pessoas com o mesmo problema, digitando a palavra “sono”. Encontrei em um site de Psicologia uma doença chamada Paralisia do sono, segundo estudos, é “uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada de alucinações. Dura de segundos a minutos.”
    O pior de tudo isso é que encontrei milhares de relatos de pessoas que passam diariamente pelo mesmo problema, em um fórum na Internet.
    Muitas vezes nos envergonhamos em comentar algo tão íntimo. O que diriam as pessoas? Que estamos malucos? Vendo e sentindo coisas? Ainda mais quando já somos convertidos, batizados nas águas e batizados com o Espírito Santo?
    Mas, sei que este assunto veio à tona, para ajudar milhares de Cristãos que tem medo de dormir, e não sabem como defender-se desse mal.
    Provérbios 3:24
    “Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.”
    O pior de tudo isto, é que na pesquisa que também realizei, encontrei algo que me afligiu mais ainda. Em um site de “mesa branca” (magia), encontrei uma lista de “entidades” e entre uma delas, lá estava uma que chamou-me atenção. A descrição era: “Estas são entidades sexuais que projetam sonhos e sensações eróticas durante o sono; um espírito maligno que se deita sobre as pessoas durante o sono; pesadelos; entidade que oprime como em um pesadelo.”
    A psicologia que me desculpe… Mas de doença isso não tem nada!
    Comecei a ligar fatos que ocorrem desde a minha infância. Confesso, que mexeu muito comigo, pois fiquei com muita indignação de estar passando por isso a vida toda e só agora descobrir o que realmente era.
    Começou aos 6 anos de idade. Eu fiquei doente, peguei Rubéola. Estava muito febril. Deite-me com minha mãe, ela me abraçou. Foi a primeira vez em que aquela “coisa” deitou-se sobre o meu corpo. Arrepiou-me inteira. Tive a sensação de estar acordada, mas paralisada. Este foi o primeiro de muitos episódios, de terror à noite. Afinal eu era somente uma criança, com pais católicos que sabiam mal rezar “um pai nosso” muito menos, orar pelos seus filhos. (devemos orar todos os dias, com e pelos nossos filhos)
    1 Jo 2:13-14 “Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.”
    Lembrei-me também, que meus primos que já eram “crentes” às vezes queixavam-se, de que a noite, algo havia tentado os sufocar ao dormir. Paralisando-os na cama. Quem já passou pelo que estou falando, sabe bem do que estamos tratando, é muito ruim!
    Isso faz com que as noites de sono das pessoas tornem-se muito turbulentas, resultado: Uma pessoa cansada durante o dia, sem disposição para trabalhar. Noites mal dormidas, medo e insegurança, vão desgastando as pessoas.
    Quando comecei a falar com Deus sobre este assunto, pedi em oração um escape.
    “Não veio sobre vós tentação sobre-humana; mas Deus é fiel, e não deixará que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” ( 1 Co 10:13).
    Eu e minha amiga, já passávamos por isso durante anos e não sabíamos como nos defender. Quando este espírito maligno aproximava-se da gente em espírito (em um estado de cochilo, antes de finalmente dormir), repreendíamos em nome de Jesus. Mas muitas vezes, pelo motivo de não estarmos tão firmes em oração, parecia que aquela “coisa” vinha mais forte, oferecendo sensações extremamente desconfortáveis. Às vezes eu o sentia andando sobre minha cama, às vezes me arranhando, tentando me sufocar. Misericórdia, se você também está passando por isso!
    Deus nos revelou algumas coisas…
    Este espírito atua justamente na área sexual. No caso dos solteiros, incentiva a fornicação, masturbação, pornografia, etc. Já na vida dos casados, ocorre o contrário: Frieza sexual com relação ao cônjuge, sonhos eróticos com outras pessoas, fazendo a pessoa trair a outra, pensamentos de prostituição durante a relação intima com o marido/esposa.
    Nossa preocupação a respeito do tema veio, pelo motivo de ser algo que nos afligiu durante anos, mas também pelo motivo de muitas vidas estarem sendo destruídas por este mal. Não é apenas um mal do sono, mas algo que vem destruir a intimidade das pessoas!
    Muitos casais cristãos, estão se negando diariamente, achando que isso é absolutamente normal. Afinal a “mídia” diz: A mulher tem menos desejo mesmo! Então isso é normal. Mentira do Diabo! A palavra diz “Não se recusem um ao outro…” (1 Co 7.5). Famílias estão sendo destruídas por não vigiar em oração. Aliás, algo que os casais não fazem. Precisamos orar todos os dias junto ao nosso cônjuge.
    Qual será o resultado de não nos relacionarmos sexualmente com nossos maridos/esposas? Separação e divorcio. Tudo que o inimigo deseja.
    Em busca de mais respostas, fomos em busca de um pastor de nossa Igreja, especialista em libertação. Ele nos disse mais algumas coisas… Ficamos surpresas em perceber que ele sabia exatamente do que estávamos falando, afinal não conhecia nenhum pastor que já houvesse falado sobre o tema. Percebemos que conhecia muito do assunto e estava escrevendo um livro que também tratava sobre o tema. Disse que havia tratado de uma moça evangélica que ficou durante 4 anos com o mesmo problema, em processo de libertação. Ele nos disse que precisávamos encontrar a raiz do problema. Pois este tipo de espíritos malignos instalava-se na vida das pessoas, na infância, em alguma brecha que foi dada. Podia ser em casos que a mãe rejeitou o filho na gravidez, algum tipo de abuso sexual na infância, coisas que nem nos lembrávamos mais. Ele disse para pedirmos ao Espírito Santo para nos revelar a raiz do problema. Precisávamos de uma “Luz” de Deus.

    I Tessalonissences 5:23
    “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
    (Deus está realmente no comando deste estudo, não duvide disso. Se duvidar peça a Deus que tire o Espírito de dúvida de seus pensamentos. As palavras deste estudo são baseadas em muita oração e dias de jejum, DEUS DIRECIONOU este texto para libertação de seu povo.) Os 4:6 a “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.”).
    Continuando… Foi quando “do nada”, minha amiga recebeu do namorado, um e-mail que constava em anexo o livro da Escritora Rebecca Brown “Vaso de honra”. Comecei a ler, sem muito interesse. Até que o Espírito Santo tocou-me a ler do capítulo 9 em diante, justamente da parte que fala sobre “Libertação”.
    Estes capítulos do livro falavam exatamente sobre as “brechas” que são dadas pelos crentes na vida espiritual e que por ignorância não são quebradas!
    Em uma destas brechas é que se abriam as portas para entrada de Espíritos Malignos, como os da “Paralisia do Sono”, para entrarem em nossas vidas, e incomodarem a vida dos crentes, tentando destruí-las.
    João 10:10
    “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”
    Uma das primeiras coisas a serem feitas para que estes espíritos parem de atormentar o sono dos cristãos, seria selar a casa da pessoa, com “óleo” (Rebecca Brown – Vaso de Honra). Pode ser de cozinha mesmo. Pois o óleo é apenas um símbolo.
    “Então, tomarás o azeite da unção e ungirás o tabernáculo e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus móveis, e será santo.” Êxodo 40:9
    Devemos pedir a Deus que o óleo esteja representando o sangue de Jesus.
    Devemos ungir as orlas das portas (caixilhos), das janelas, as portas do quarto, as camas, enfim, tudo que se queira abençoar. Depois devemos Expulsar em nome de Jesus todos os Demônios que estariam ali. Devemos pedir para Deus “selar e santificar” nossa casa de todo o mal, para que eles não entrem nunca mais em nosso lar. Precisamos também pedir para Deus expulsar os Espíritos Humanos de nossa casa (pois estes não podemos repreender).
    Quando li no livro sobre “Espíritos Humanos”, fiquei curiosa. Mas o que é isso? Pesquisei e encontrei a seguinte definição: Os seguidores da “Nova Era”, fazem um trabalho, chamado “Viagem astral”, onde conseguem sair de seus corpos e ficam perambulando por aí. Dê uma pesquisada na Internet e saberá que é isso mesmo!
    Eu e minha amiga tivemos uma experiência estranha ao dormir (cochilar), onde parecia que algo queria puxar nosso Espírito do corpo. Acredito que tenha a ver com isso. Algo muito importante também a fazer é pedir que Deus nos revele, tudo que não agrade a ele em nossa casa. Brinquedos em forma de pequenos demônios; crucifixos, imagens, posters referentes a Rock, tudo deve ser retirado e jogado fora (queimado se possível). Devemos pedir que Deus nos revele o que não agrada a ele em nossas casas, para santificá-la. Até mesmo aqueles “anjinhos”, inofensivos do R$ 1,99 não agradam a Deus (pois são instrumento de adoração de muitas pessoas).
    Fiz isso em minha casa. Depois do último episódio, onde este “Espírito Maligno” tentou ter “relações” comigo ao cochilar. No outro dia fiquei muito triste! Senhor, meu Deus, não é possível que um demônio queira violar o templo do “Espírito Santo”! Sou de meu esposo e somente dele, e acima de tudo minha vida é do Senhor Jesus.
    1 Tessalonicenses 4: 3,4,5
    Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
    Foi quando no outro dia, fiz exatamente isso. Ungi toda minha casa com óleo. Todas as entradas da casa (peguei óleo de cozinha e apresentei a Deus, pedi para ele que aquele óleo representasse o seu sangue). Todos os caixilhos das portas e janelas (orlas), em torno da janela do banheiro… Tudo! Liberdade era tudo o que eu queria, liberdade para dormir em paz, e guardar o “meu templo”! (ungi as entradas da casa de fora para dentro, para os demônios verem a marca do Sangue de Jesus e também os móveis e objetos) Fiquei em pé no meio da sala e pedi. “Senhor, limpa todos os Espíritos humanos daqui. Limpa minha casa Senhor! E disse em voz alta e com autoridade: – Demônios das trevas eu expulso todos vocês de minha casa, hoje para sempre, em NOME DE JESUS!”
    Uma paz divina, tomou conta de minha casa… Enfim eu estava livre! Pelo sangue de Jesus! Aquela noite, e as noites subseqüentes, finalmente senti paz em meu lar, e em meu quarto. Os arrepios, o medo de dormir, a paralisia… Tudo foi embora, para sempre.
    (Lembre-se também, de entregar o terreno de sua casa a Jesus, que seja patrimônio dele!)
    João 8:36
    Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.
    Enfim, pude dormir em paz… Chorei, agradeci… Deus limpou minha casa, minha cama. Deus purificou tudo!
    E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso. (Isaías 32:18)
    Salmos 3:5 “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.”
    Você pode acreditar ou não, nas palavras escritas aqui. Mas eu sei que são verdadeiras. Pois foi uma verdadeira revelação de Deus para nossas vidas (minha e de minha amiga). E só quem passa por este sofrimento sabe do que estou falando. Eu só tenho o que agradecer, ao “Santo dos Santos”, aleluia!!
    As brechas de entrada
    “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus?

  54. Isso acontece sempre comigo quando durmo de barriga pra cima!
    As vezes ouço vozes, só consigo mexer os olhos… o corpo fica paralisado como se não me obedecesse! A solução para isso? Acredito que durmindo de barriga para baixo resolva, pois só tenho isso quando durmo de barriga para cima! Sensação muito horrivel… È bom ver que isso não passa de uma paralisia apos aodormecer ou despertar normal do nosso organismo!

  55. Tive paralisia noturna uma grande parte da minha vida,gostaria de contar inclusive porque a muito tempo não tenho mais,e tranquilizar quem está apavorado.
    Associo a paralisia noturna a tensão e controle.
    Eu sei do que todos estão falando, uns tantam se livrar da paralisia desenvolvendo uma religiosidade e outros tentando transformar tudo numa explicação légica. Eu pertenço ao segundo time, mas confesso um pezinho no primeiro time, tinha tantos episódios que dormir se tormou um problema na minha vida.Sou uma pessoa medrosa e isso começou a inviabilizar o meu sono, não podia nem cochilar, me sentia a mercê da paralisia e do lugar que estava pois se eu cochilasse no ônibus, ficava rezando para não haver qualquer acidente pois eu estava imobilizada ,era horrível.
    Quem tem dor de cabeça relata que tem uma espécie de aviso antes da enxaqueca chegar, quem tem paralisía do sono também tem esse aviso é uma sensação estranha ,uma formigamento e se vc não for esperto quando se dá conta, já está paralisado.
    Fiz muitos anos de terapia, falando esporadicamente sobre isso, a maioria dos profissionais não conhece essa paralisia e eu temia ser mal interpretada.Mas ao fazer terapia, por vias indiretas, que eu atribuo a relaxamento, tranquilidade mental e boa vibração em relação a mim mesma, fui me livrando disso.
    Tive poucos episódios de alucinação, alguns tranquilos e outros sinistros nem gosto de lembrar.É muito assustador , as pessoas que não passam por isso não fazem idéia do que seja.
    Li um relato de uma pessoa que dizia que se vc ficar olhando de um lado para o outro rapidante, consegue acordar, não fiz essa experiência porque graças a Deus não precisei mais, mas tentem.
    Acho que tudo vale, rezar,tentar mexer o dedo dos pés, olhar de um lado para o outro rápido,mas para mim o que realmente adiantou foi eu me conscientizar que era portador dessa característica e que era só relaxar,quando decidi não brigar mais contra isso fui me livrando.
    Não digo que não terei mais, porque não sei, mas a muito tempo não tenho.
    Quando isso acontecer com vc, tente pensar:-” é um episódio de paralisia do sono , e vai passar”, e tente relaxar todo o corpo e não brigar contra, a minha experiência é que vc começa a melhorar a partir dai.
    Tem muitos anos que não passo mais por isso.
    Estou deixando esse relato porque me sentia muito sozinha,não tinha muito como me informar, foi bom descobrir que tantas pessoas tem a mesma coisa que eu, isso conforta.
    Melhoras a todos.

  56. Ei João, também tenho desvio de septo e passei várias vezes pela esperiência de ficar sem respirar, até hoje é o meu pavor.Para piorar durmo de bruço,então acostumei a dormir com a cabeça enclinada para cima e de boca aberta.Acostumei tanto que mesmo hoje que não tenho mais paralisia do sono ainda mantenho o hábito.
    Você vai ter que desenvolver uma metodologia e aplica-lasistemáticamente.Isso que vc relata é mesmo apavorante.
    Procure uma terapia, uma ioga, alguma coisa que relaxe, vc vai conseguir se livrar disso.Se eu consegui, vc também vai.
    Conheço pouca gente que relata tantos episódios quanto eu tinha.
    Boa sorte.

  57. Tenho esse problema, antes acontecia varias vezes, as vezes conseguia sair da paralisia, mas quando ia dormir acontecia novamente e o pesadelo que estava tendo continuava.Aprendi uma coisa que melhorou, foi a aceitação, quando via que ia acontecer, deixava rolar,tinha que perder o medo e derrubar os obstaculos daquele momento, quando comecei a controlar a situação.

  58. começei a pesquisar quando tive outra paralizia do sono entre varias desde os treze anos, tive um sonho q algo m segura e e pergutava o q ele queria de mim dessa vez era uma mulher( no caso eu sempre sonho com homens)com uma voz muita diferente mas de mulher começou a fazer sexo oral comigo eu parada pedindo pra acorda foi horrivel depois sentia no sono q eu tentava m masturbar e vinha uma mão e tirava a do corpo eu não abria os olhos de jeito nenhum pra ver o que era sentia muito medo. eu tenho isso desde sempre mas no começo não mexiam comigo so me seguravam na cama, acontece sempre nos cochilos a quaquer horário, aparição de homens lindos te tocando kerendo fazer sexo foi ganhando força no começo eu até gostva achava q era por causa dos filmes q eu assistia. mas depois começou a me incomodar e ser forçada mesmo q não kisesse. pedia socorro pra minha mãe mas ela dizia q não escutava nada depois contei pra ela e disse pra mim fazer oração antes de dormir. depois q fui morar só acontecia também mas menos pork não cochilava só dormia d noite direto e acordava e ia pro trabalho. ontem quando tive contei pro meu namorado e começei a peskisar na net e encontrei explicação cientifica e espiritual. eu acho q a brexa pra isso tudo foi a falta de meu pai a incorfomação de perda aos 9 anos tinha sonhos com ele, era muuito real quando tocava seu cabelo ele falando comigo andando a cavalo eu acredito q ele vinha pra me conforma e eu m sentia bem e sabia ele tava bem e q me amava. mas isso era ruim pork isso deixava meu espirito vulnerável ja eu saia de mim pra ver ele eu era só uma criança q keria ver o pai era inoscente depois parou eu sonho com ele mas não igual a antes ele está longe agora.pode ser q seja por isso. eu procuro não ter medo meu namorado diz q isso não tem poder maior que deus e jesus cristo seu filho. mas isso atormenta vc e t deixa com medo. vou pegar meu namorado amanhã e jogar coisas d santo daki d casa e fazer oração com ele. todos somos merecedoros da benção de deus e só ele pode nos livrar do mal até os que não andam na sua palavra. o q me tocou não era bom e dessa vez ele falou comigo coisa q nunca tinha acontecido eu não m lembro das palavras dele ou dela mas akilo não era bom e certo. se der certo a oração de domingo eu conto pra vcs. eu vou continuar pedindo pra deus e jesus cristo pra ele afastar isso de mim e de vcs. nós possuimos livre arbitrio essas coisas tem q nos respeitar e manterem se longe e nossa casa e caminho. beijos a todos e paz muita paz em sua vidas

  59. Tenho 53 anos, e a primeira vez que tive paralisia do sono tinha 7 anos, só há seis anos atrás deixei de sentir essa coisa louca, assustadora, ficava paralisada e tentado gritar o tempo todo e num determinado momento a voz saia e acordava a casa toda, todos vinham assustadissímos ao meu quarto.Hoje meu filho que está com 22 tem isso tb, tenho dó, pois sei o qto é assustador, mas um dia isso acaba nem que leve 40 anos como foi comigo rs..bjos a todos

  60. Gente, paralisia do sono não tem nada de religioso, tem a ver com o cérebro funcionando de forma errada.Esses sonhos exóticos não são epísódios de paralisia do sono.
    Quem tem , sabe que de uma pessoa para outra não muda muito.O corpo paralisa não se mexe, só os olhos abrem e pode vir ou não acompanhado de alucinções e falta de ar.
    É isso, e é sinistro por sí só, mas não vem acompanhado de sonhos estranhos.
    Alucinações parecem reais, vc pensa que de fato estão acontecendo.Vultos, vozes, risos, seres estranhos, parecem reais, mas não são. Fazem parte de um quadro ainda pouso estudado pela ciência mas que certamente em alguns anos haverá uma explicação lógica .
    Calma, se lembrem que é passageiro que não parece mas é um sonho e relaxem o corpo que passa.
    Boa sorte e não misturem ciência com religião.

  61. O QUE SIGNIFICA UMA MÃE TER UM CASAL DE FILHO TODA MANHÃ AO ACORDA PARA CHAMAR ELES ELA NUNCA LEMBRA O NOME DO FILHO ELA TENTA DE TODO JEITO SO MUITO TEMPO DEPOS É QUE ELA CONSEGUI LEMBRAR TO COM ESSE PROBLEMA E NÃO SEI O QUE FASER SERA QUE VOCÉS PODERIAM ME DESVENDAR ESSE MISTERIO OBRIGADO

  62. Gente, tenho 15 anos e sofro disso desde dos 6 anos, e é relmente horrível, ainda mais pq nao consigo respirar, e fico muito desesperada porque é de se ficar
    SEM RESPIRAR, SEM MOVER, SEM FALAR,SEM SENTIR NADA
    é de matar qualquer um, alguém me ajuda por favor?

  63. Vivo os mesmos sintomas citados por Núbia.
    Tenho 25 anos, e sinto isso desde a infância.
    Porém, não é frequente. Tem vezes que passo um ano sem sentir nada.
    Já, há semanas que me ocorrem duas ou três vezes.
    Estou começando a pesquisar sobre o assunto agora.
    Vamos em busca de conhecimento..

  64. Bem, hoje 25/09/11 aproximadamente às 2 h da madrugada, eu tinha acabado de deitar para dormir! Eu estava tendo um sonho onde eu achava que tinha alguma coisa no quintal de minha casa, porventura o meu ex-namorado estava comigo no sonho, e quando a gente abria a porta do quintal, algo me atingia na testa com muita força e eu sentia uma dor muito forte… Na mesma hora Acordei assustada, coração disparado e abri os olhos, mas meus olhos tremiam muito e quando tentei me mexer, não consegui de forma alguma e quando tentei falar, a voz não saia! Detalhe= eu moro sozinha com meus filhos. Tentei gritar, mas foi em vão! Senti um peso absurdo sobre meus ombros, como se alguém estivesse me empurrando sobre a cama! Entrei em desespero, achei que eu fosse morrer! Acredito q isso durou alguns minutos… Quando consegui me mexer, me derramei em lágrimas, rezei e fiquei com medo de dormir de novo! Até ser vencida pelo sono. Isso é desesperador…

  65. meu deus e terrivel isso , o pior q mim ocorre isso direto do cada pulo da cama , e o coraçao a mil , .os olhos ficam tremendo tentando disperta e faço força e disperto em panico e fico com medo de dormi de novo ja tive isso varias vezes seguidas axei q eu teria q ia ate pro hospital, faço de todos relatos nossas noites de pesadelos quem nunca teve axa q e historia ja conheci pessoa q contei q nao acredito e depois passo por essa experiencia desagradavel, no outro dia a gente amanhece e pensa q noite foi essa

  66. UM VEZ TENTE TOMA O CONTROLE MAS NAO HOUVE JEITO O DESESPERPO VEIO E O PANICO FOI MAIOR

  67. Isso aconteceu comigo, eu acordei muito Pálido e com muitas dor na perna, e não conseguia mexer nada, dai teve uma hora que comecei a mexer minha perna de tanto que tava doendo minha batata da coxa, dai eu fui pra cozinha quando cheguei lá vi uma sombra de fantasmas e fiquei com muito medo, depois de 10 minutos eu voltei e não tinha nada, e muito Pálido bebi alguma coisa, dai passou.

    mais tenho que diariamente não sei o que faço ?

  68. ola a todos ,tenho esse problema tambem ,tenho 29 anos mais ou menos desde os 14 anos sofro dese negocio ,eu durmo e tem noite q acontece nao concigo me mecher parece q tem alguem me segurando com muita força para q eu nao acorde ,recentemente essa semana aconteceu de novo e agora foi pior ,eu conciente bilisquei minha esposa e pedi para q ela por favor me acorda-se e depois de muito sofrimento ela escutou e me acordou desesperada,mais assustada que eu mesmos ,e ela me disse que me ouviu mais nao era a minha voz q falava ela tem ate medo de mim agora, e orrivel,uma das vezes q aconteceu algo retirou eu do meu propio corpo e me levou ate o teto e muito conciente eu vi o meu propio corpo na cama ,e com ,muito esforso novamente concegui conter ,naquela noite acordei me levantei e nao dormi mais co medo de me pegar de novo ,nessa mesma noite sentei-me no sofa da sala de onde eu morava lenbrando deveria ter uns 15 anos quando isso aconteceu,no sofa sentado acabava pegando no sono ai me pegava de novo e assim foi a noite inteira ,resultado nao dormi acordei meus avos e eles tanbem nao dormirao,e isso proceguiu ate hoje em intervalos ate de um ano pra acontecer de novo ,em um outro dia q aconteceu senti uma mao em meu ombro me segurando e debati contra isso atravessando meu braço sobre um aparelho de som ,por dentro do aparelho como se fosse um filme ,pra mim isso nao e paralisia ,e algo paranormal ,demonios espiritos maliguinos sei la a morte talves ,nao vou a igreja a muitos anos se alguem puder me ajudar aminha vida esta de cabeiça pra baixo estou devendo muito nada da certo na minha vida acho q isso tem aver com q acontece na minha vida

  69. ADAMIR MARQUES LOPES on March 28th, 2012 at 1:20

    ACOTECEU COMIGO SERÁ HÁ ALGUM REMEDIO PARA NÃO MAIS ACONTECER

  70. Sempre acontece comigo, no começo acordava assustado, com o passar do tempo já tive vezes de conseguir controlar o sonho, tipo saber que estou sonhando e fazer coisas fora do normal, tipo voar igual o superman, correr atrás das meninas. nossa irado. é coisa de louco.

  71. Eu tenho isso quase toda noite, e as vezes mais de uma vez por noite… É muito ruim, não aguento mais isso. Eu acordo cansada e com dor de cabeça depois do episódio, de tanto me esforçar para acordar. Eu li bastante coisas sobre isso e descobri um jeito de sair da paralisia, que é respirar bem rápido, mas agora não tem dado muito certo, e eu canso se respirar e acabo ficando com falta de ar, alguém sabe outro jeito de sair disso?
    Acho que temos que aprender a conviver com isso, já que isso é uma coisa do nosso inconsciente, não tem como controlar… Queria muito parar de ter isso, mas acho que sinceramente não existe ‘cura’.

  72. Eu tenho isso , mas estou aprendendo a lidar com isso. Antes eu tinha medo e hoje já enfrento melhor este problema, quando sinto isso procuro mover um dos meus dedos da mão, aí eu saio desse transe.

  73. olha,eu numca tive esse tipo de experiencia,e nm quero,pelo o que dizem é uma sensação muito ruim,graças a DEUS até´hoje eu não tive a paralisia do sono,mas eu me lembro que quando eu era mais novo,eu ficava pensando,há eu numca tive um corte que tivesse que custura,e não é que eu fiquei pensamdo nisso,e um dia aconteceu.

  74. tem acontecido comigo,tipo,eu adormeço e sinto quando vai acontecer…então eu tento me mexer mais não consigo,tento falar e também não consigo,meu corpo todo sente é como se eu estive pressa dentro de mim mesma…então relaxo e fico repito dentro do meu próprio consiente ” se acalme,relaxe” , as vezes eu escuto vozes.
    É tão assustador,mesmo que,dure alguns minutos!!
    Enfim eu relaxo todo o meu corpo e só então consigo finalmente acorda!!

  75. Isso aconteceu comigo hoje, mas como já tinha lido sobre o assunto não me preocupei no momento, pois como eu estava consciente pude raciocinar e entender o que estava se passando comigo naquele momento, isso me acalmou e as consequências foram ótimas (diferente das pessoas que lutam para acordar), pois entrei na viagem e fiquei curtindo por um período de uns 2 minutos, até que decidi acordar mexendo os braços. Quando ocorrer esse tipo de paralisia do sono, não tentem interromper imediatamente, pois há um tempo mínimo para o cérebro sair desse transe, neste caso aconselho a raciocinar e perceber oque esta havendo no momento e não se preocupar, apenas curta o momento pode ser uma sensação boa. Se tentar lutar contra isso podem ocorrer pesadelos pois a pessoa não consegue se livrar da paralisia tão rápido e isso leva a pensamentos horríveis, por isso quando entrar nesse transe curta o momento e saiba que isso é passageiro.

  76. Muito estranho o que aconteceu comigo ontem a noite. Cheguei do trabalho, procurei alguma coisa pra passar o tempo até chegar o sono. Como estava preocupado com algumas questões, resolvi fazer uma caipirinha franquinha pra relaxar. Bom o fato é que me deitei e estranhamente quando estava relaxando, despertei com um formigamento muito forte no meu ombro esquerdo, era muito forte, eu sentia queimando. Eu imaginei que uma aranha ou outro insento qualquer teria me picado. Levantei e passei água no local, não adiantou muito, sacodi os lenções, muito intrigado fui dormir. Não sei quanto tempo se passou noite a dentro e lembro que estava sonhando. Não consigo lembrar o contexto do sonho, mas sei que o mesmo se transformou num pesadelo. No pesadelo eu estava deitado e olhando para um local que fixei no foco da minha visão. E neste momento eu tentei levantar e não consegui. Foi quando eu soube que estava num sonho mas ao mesmo tempo eu olhava tudo a minha volta e não conseguia movimentar-se. De repente senti uma presença me envolvendo de forma erótica e até gostei, mas logo que pude sentir o contato na pelo a criatura começou a me sufocar, não só meu pescoço mas sim, todo o meu corpo, era como se estivesse me comprimindo por completo. A sensação era muito ruim e como eu já sabia que não podia me mover entre em pânico. Dentro desse desespero, na tentativa de pedir ajuda foi que eu senti que eu mesmo estava me apertando, não tenho palavras para explicar isso, era eu mesmo que estava me sufocando, eu podia sentir a temperatura da minha pelo em contato e assim fiquei por muito tempo, tentando chamar ajuda, foi quando num momento eu abri os olhos e vi a visão do lugar onde estava realmente dormindo. Ai senti o mundo real com mais firmesa e soube que estava acordado. Estava com muito sono, e lembrei que podia voltar tudo de novo se dormisse. Relaxei e dormi de novo e não houve mais nada.

    A parte que mais me chamou atenção foi o horror, pois nunca tinha sido assim e depois o fato de que eu já me sentia acordado e na verdade eu não estava. O ambiente que eu via ao se sentir acordado dentro do sonho era algum lugar que eu morei no passado. Isso me deixou muito curioso. Era um pesadelo dentro de um sonho.

    Por tudo isso que estou neste momento pesquisando sobre essas coisas. Mas garanto que até o momento só estou com mais dúvidas e curioso.

    Espero que alguém poste aqui algo mais confortador e que tenha lógica. Não é um assunto Científico ou Religioso espiritual, é uma questão de dá paz para todos pois estou percebendo que isso acontece com todo mundo. Não é questão de crença.

    Abraço à todos. Na verdade agora estou curioso que aconteça de novo para ver se consigo aplicar o conhecimento que obtive nesta pesquisa.

  77. Eu já, Acordei no meio de sono repentino , sem conseguir sentir total domínio do corpo . Quando levantei no meio acompanhado por alucinações , desesperado , levei entre 10 a 20 minutos para retomar , meus movimentos… experiencia horrível

    pode causar possíveis lesões caso consiga levantar no ,meio desse transi alucinado ?

  78. Vocês falam que é apenas estado do sono ou rem, mas estão longe de saber a verdade, existem realmente espíritos malignos sempre tentando fazer o mal a você, e o quanto mais você tentar ser bom ou fazer as coisas certas mais eles vão tentar te sufocar, não estou dizendo para fazer maldades mas explicando o que acontece para que eles façam isso como me você. Qualquer coisa me adicione no Facebook que agente conversa.

  79. Isso acontece comigo, e não é bom…

  80. Marco Antonio da Silva on June 24th, 2013 at 20:02

    Olha eu tenho isso a muitos anos ja,realmente é bem isso que a mairia ja diseeram,mas como ja havia procurado saber sobre assunto ja tinha ficado mais aliviado…mas claro nao deixa de ser terrivel…oq mais me apavora é falta de ar,faço uma força terrivel para me livrar tanto q hora q consigo meu coração parece q vai sair pela boca,e fico ate mole de tanta força q eu faço.em uma outra materia disseram q se vc nao tentar escapar disso no momento em q vc esta tendo a paralização tipo vc relaxar e dexar aquilo fluir naturalmente vc pode ter exériencias incriveis e muito reais…sei q muito dificil se entregar pois a sensação realmente e de que a gente vai morrer….mas eu varia vezes perdi o medo e deixei acontecer, olha uma coisa sem explicação eu flutuei ]…viagei pelas estelas…sabe experiencias ali mesmo no meu proprio quarto flutuando…mas maioria das vezes tudo muito sinistro pro meu gosto..é acompanhado de muita escuridão maioria das vezes…e as vozes e vultus sempre estão ali…genteeeee seriooo e peço muito a Deus na hora para me ajudar tbm rssss…mas ja estou acostumado com isso ja!nao é sempre q me da,mas na mairia das vezes é quando eu estou muito cansa ou pensando muitto em algum problema!

  81. comigo acontece desde quando eu era pequena…é muito triste eu sofro muito com isso

  82. Isso acontece sempre com meu pai e agora esta acontecendo comigo.. É muito ruim, pois quando estou paralisada eu nao consigo respirar, tenho medo de dormir pois acho que vou morrer sem ar

Faça um Comentário